sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Once upon a time...

Está a chegar o famoso Halloween! Não, nunca liguei a esta data ou evento, creio que é sobrevalorizada cá uma tradição que nem é nossa ou nunca foi.. Mas são opiniões! Guardo uma recordação do Halloween de 2010 porque foi uma noite super bem passada e que ficará na memória, não pelas tradições carnavalescas destes dia mas pelas companhias... 



Bom... Preferências à parte... De onde vem esta coisa do Halloween?!?!?!

A história é: "Popularizado pela cultura norte-americana, o Halloween remonta a uma antiga celebração celta, o Samhain, que marcava o fim do verão. Apesar de ter sido substituído no século VII por uma festividade católica, mais de dois mil anos depois pessoas por todo o mundo continuam a celebrar a chegada do inverno da mesma forma que os antigos celtas — com uma grande festa repleta de doces e máscaras. A origem celta do Halloween: O Halloween, ou Hallowe’en, tem a origem numa tradição muito mais antiga, o Samhain. O Samhain, Samain ou Samhuinn (um termo de origem gaélica que significa “o fim do verão”), marcava o início do inverno, o fim das colheitas e o início do novo ano celta que, de acordo com calendário gregoriano adotado no século XVI, se comemorava a 1 de novembro. Era a celebração mais importante do antigo calendário celta e, apesar de ter sido substituído no século VII, é ainda hoje relembrado por toda a Europa sob a forma de diferentes tradições e costumes que perduram até aos nossos dias. 




Tradicionalmente, durava três dias, coincidindo atualmente com as celebrações católicas da Vigília de Todos os Santos (noite de 31 de outubro), Dia de Todos os Santos (1 de novembro) e Dia dos Fiéis Defuntos (2 de novembro).


Desde tempos imemoriais que o período está associado aos fantasmas, espíritos e à morte. Para os celtas, era uma altura em que o véu que separava o mundo visível do invisível — o mundo dos vivos e dos mortos — se tornava mais ténue. Acreditava-se que os mortos regressavam e que os deuses e outros seres do submundo passeavam por entre os vivos.
Durante este período, os antepassados eram honrados através de oferendas. Na Irlanda e na Escócia celta, era costume acenderem-se fogueiras no topo das colinas, os chamados “hallowe’en fires” (os “fogos de hallowe’en”). Estes fogos, em honra dos familiares já falecidos, serviam também para purificar as pessoas e a terra, de modo a afastar os demónios, que eram mais fortes nesta altura do ano. Na Escócia, serviam também para afastar e destruir as bruxas. Apesar de muitas das tradições celtas se terem perdido com a cristianização, os “hallowe’en fires” continuaram a arder no topo das colinas até cerca de finais do século XIX.



O Samhain era, também, uma altura para descansar e relaxar, e os jogos eram comuns. Na noite correspondente ao Halloween, e à semelhança do que acontece atualmente, eram feitos vários jogos, alegres e muito barulhentos. Alguns persistem até hoje, como é o caso do “apple bobbing” ou “bobbing for apples”, que consiste em tentar pescar uma maçã com a boca de um tanque cheio de água.
Os celtas acreditavam que a presença dos espíritos era propícia à adivinhação e muitos dos jogos tinham, por isso, um caráter divinatório. Eram especialmente usados para questões relacionadas com o amor ou o casamento. Num desses passatempos, os jogadores tinham de comer pequenos bolos chamados “barmbracks”, que tinham no seu interior um anel ou uma noz e que permitiam saber quem se iria casar e quem iria ficar solteiro. Atualmente, em alguns locais, o Halloween é conhecido pela “noite de quebrar a noz”, “noite da maçã” ou “noite da maçã e da vela”, nomes que provêm dos antigos jogos celtas. Era também uma altura em que eram pregadas partidas e, em algumas localidades, eram usadas máscaras feitas de crânios e peles de animais.






No século VII, o Papa Bonifácio IV instituiu o feriado do Dia de Todos os Santos, dedicado aos mártires e santos da Igreja Católica, para substituir o antigo festival pagão. Mas foi só mais tarde que surgiu o Dia de Todas as Almas ou dos Fiéis Defuntos, dedicado aos mortos. Apesar da celebração católica existir desde o século XI, foi apenas no século XIII que esta foi calendarizada pela Igreja. A festividade era celebrada de forma semelhante ao Samhain celta, com fogueiras, paradas e pessoas mascaradas de santos, anjos e demónios.





Bom... Agora que já sabemos um pouco mais sobre esta data... Toca a preparar tudo para a festa Halloween se forem aficcionados ou, se como eu, não ligam nadinha a esta data, façam algo que vos deixe felizes... Eu vou fazer: viajar! Por 1 dia, vou pra fora cá dentro ( mas com classe!!!!) e aproveitar este sábado o melhor que puder!

Sei que tenho estado bastante ausente, mas a vida não tem ajudado muito a inspiração e vontade de escrever.. E como não tenho nenhum contrato milionário com nenhuma agência de marketing ou que faça a gestão do meu blog e respectivos conteúdos, escrevo quando quero e achar que irá sair alguma coisa que preste! Doutra forma mais vale estar sossegadinha...




Bem hajam e bom fim de semana!




sábado, 24 de outubro de 2015

Morning....

Em modo anestesiada... Em vários sentidos.. Semana para esquecer! Só quero acordar e achar que foi só um sonho ruim..











É exactamente este o sentimento: 










terça-feira, 6 de outubro de 2015

Bom dia! Um vídeo para rir ;)

Bom dia! Acabei de ver este vídeo que a NIT (New in Town) publicou - sigo a NIT porque é excelente em termos de conselhos culturais, sociais, críticas à filmes ou espectáculos, restaurantes e espaços de lazer, etc... - mas não pude deixar de rir ou ver o vídeo abaixo, onde dão 9 dicas para andar de saltos altos! Obviamente, resultou comigo algo do género "9 motivos que reforçam porque não andas de saltos!!" 



O vídeo é para estimular o uso de saltos altos e encorajar as mulheres a fazê-lo etc... Em mim sortiu o efeito de comprovação dos motivos que existiam anteriormente... Testar o piso?!?!! Relaxar joelhos e ancas!?!?!! E se cair levante-se e sorria!?!?!?!?!?!? Ahahahahahaha.... O humor matinal é maravilhoso! 




domingo, 4 de outubro de 2015

Vivemos num país de hipócritas!

Resumo das eleições:



Somos hipocritas e a maior parte do Zé Povinho devia ter vergonha de amanhã sair à rua! Depois de 4 anos de Mega manifestações, que encheram as principais avenidas e ruas do país, de tanta cantoria e palhaçada..sim hoje ficou provado que não passou disso mesmo!!! As pessoas ou votaram nos mesmos ou nem se deram ao trabalho de tentar fazer diferença, votando! Qual o fundamento para não se ir votar?!?! O não adiantar nada??? Pois, 40 e muitos % do nosso "povinho" pensou assim! Quase metade de nós acomodaram-se!!!!! Bardamerda pra quem se queixou e choramingou disto ou daquilo que estes Sr.'s fizeram nos últimos 4 anos! Querem mais??!?! Vão ter mais meus queridos, 4 anos de pura loucura com estes filhos da mãe à frente deste país! Well done sadomasoquistas, Well done! 

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Olá Outubro!

Adoro o mês de Outubro, foi o mês que escolhi para casar, o mês que muitas pessoas/poetas/historiadores classificam  o outro lado da moeda de Março/Abril, na Primavera nascem as flores e no Outono caem as folhas e sementes que darão origem às flores... Mas chega de mariquices... Bom dia é um excelente mês para todos! Que Outubro traga boas novas... Por favor!!!!